O Sindicato
O SINDALEMG – Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – foi fundado em 16 de dezembro de 1999, e passou a ter personalidade jurídica em 08 de junho de 2000. A primeira reunião com o propósito de formar um sindicato ocorreu em 15 de julho de 1999, com a participação dos servidores Sérgio Wagner da Gama, Guaraci Marques Bragança, Eustáquio Rodrigues e Eduardo de Moura.
A grande preocupação à época eram as notícias veiculadas pela imprensa sobre ameaças de demissão, redução salarial, atraso de pagamento de salários, entre outras medidas que seriam tomadas pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, no tocante ao seu quadro de servidores.
O Sindicato seria, portanto, o instrumento instituído para canalizar as energias dos trabalhadores na defesa eficaz de seus direitos e interesses. Assim nasceu o SINDALEMG, com a participação maciça dos servidores, com o objetivo fazer da Assembleia Legislativa um lugar mais justo, democrático, digno, humano e verdadeiramente bom para se trabalhar.
Confira alguns motivos para se filiar ao SINDALEMG:
- Fortalece a categoria: a união faz a força. Quanto maior a base, maior a força de luta da entidade.
- Direito à assistência jurídica: no Sindalemg, todo sindicalizado tem direito de usufruir da assessoria jurídica. Com plantões jurídicos semanais, os advogados fornecem orientações gratuitas sobre questões administrativas, direitos do servidor ativo e inativo, entre outros.
- Voz e voto nas decisões tomadas em assembleias: apenas sindicalizados têm direito ao voto nas deliberações.
- Poder votar e ser votado nas eleições do sindicato: sindicalizados em dia com seus deveres sindicais podem participar do processo de escolha dos representantes da entidade.
- Deixar o legado de contribuição na luta por direitos sociais, humanos e trabalhistas: ao participar do movimento, você contribui para melhores condições e direitos que seguem marcados na história da categoria. Ao longo de duas décadas de existência, o Sindalemg conquistou várias batalhas no âmbito político e/ou jurídico.
SINDALEMG
de defesa dos servidores
Diretoria atual
Colegiado Diretor
Daniela Johannes Rad Fonseca (Coordenadora-Geral)
Gisele Paola Antonioli (Coordenadora Administrativa)
Lydia Aninger de Barros Rocha (Subcoordenadora Administrativa)
Eduardo de Paula Costa (Coordenador Financeiro)
Luiz Fernando de Souza Cruz (Coordenador Jurídico)
Humberto Massa Guimarães (Coordenador Sindical)
Jader Soares Viana (Coordenador Político)
Conselho Deliberativo
Lucio Eustáquio Perez de Carvalho
Carlos José de Campos Máximo
Cristina Machado Leão
Elaine Cristina Ribeiro Moraes
Geraldo Frances Fonseca Vaz
Kenia Cristina Fernandes Freire
Mariana Borges Santana
Conselho Fiscal
José Maria da Silva dos Anjos
Juliana Pires Antunes
Lucas Pimenta Amaral
Luciana Costa Oliveira Vieira
Rubens Almeida Júnior
Valéria Ubá Morais