SOBRE A UNIMED E O REAJUSTE APLICADO AOS SERVIDORES DA ALMG

A diretoria do Sindalemg participou, essa semana, de mais uma reunião com a Diretoria de Recursos Humanos da ALMG sobre o índice do reajuste aplicado ao valor pago pelos servidores pelo plano de saúde da Unimed.

A DRH nos apresentou informações mais detalhadas, que consideramos justificar o atual cenário de contratação do nosso plano. Entre as explicações, a de que o contrato da ALMG com a Unimed é mais antigo e contempla vantagens difíceis de serem negociadas em novos contratos, como a ausência de carência e de coparticipação, a possibilidade da inclusão de pais como dependentes, a capilaridade de atendimento no interior do Estado, entre outros pontos. Deve-se também ponderar que o cenário precário das Operadoras de Planos de Saúde do país dificulta as chances de uma nova licitação vantajosa nestes termos.

Todo ano, a Unimed aponta como justificativa para o aumento do índice do reajuste o desequilíbrio econômico do contrato, devido a fatores como o índice de utilização estar acima de 75% (referência utilizada pelos planos), o fato de mais de 30% dos usuários estarem acima dos 60 anos (carteira envelhecida) e a alta rotatividade de usuários devido à característica de livre exoneração/contratação de servidores de recrutamento amplo; dentre outros. Portanto, o valor do índice é resultado da negociação entre a ALMG (DRH) e a Unimed, contrapondo o desequilíbrio econômico indicado pela operadora e os argumentos apresentados pela ALMG.

Questionamos se a Casa pensa na possibilidade de nova licitação para que não fiquemos à mercê dos índices acima da inflação aplicados pela Unimed. A DRH considera que a melhor opção tem sido renegociar ano a ano o reajuste dentro do mesmo contrato, a fim de garantir a qualidade e as vantagens já usufruídas pelos servidores; e tendo em vista que existe a possibilidade de que uma nova licitação não atraia operadoras interessadas ou seja vencida por uma operadora com serviços inferiores aos contratados.

O Sindalemg permanece atento à esta questão da Unimed e, caso haja mudanças nesta dinâmica de negociações, será feito o acompanhamento necessário.

Compartilhe agora na sua plataforma favorita: