REFORMA DO ESTATUTO NA PAUTA DE DISCUSSÕES DO SINDALEMG
No último dia 9 de agosto aconteceu na sede do Sindalemg a reunião para construção coletiva do novo estatuto do sindicato. Além dos membros da gestão, participaram de forma presencial e remota, representantes dos servidores na Câmara de Representação de Pessoal- CRP e colegas dos quadros de servidores efetivos e de recrutamento amplo, que responderam aos chamados para participação e envio de sugestões que vêm sendo feitos desde julho.
A atual gestão do Sindalemg detectou, ainda durante o último processo eleitoral, a necessidade de uma análise do estatuto do sindicato no que diz respeito, principalmente, a regras do processo eleitoral que não estavam bem definidas.
Durante a reunião foram discutidas as propostas apresentadas pelos servidores e um levantamento feito pela assessoria jurídica do Sindalemg, com base na legislação vigente e experiências sindicais de outros órgãos de representação de servidores do Estado.
O grupo analisou ponto a ponto o documento apresentado, discutindo e avaliando as sugestões mais adequadas à dinâmica do Sindalemg. Foram descartadas com unanimidade as propostas que pudessem limitar a representatividade da categoria e incluídos novos dispositivos, como os que alteram a estrutura do sindicato, reduzem o número de integrantes do colegiado diretor e conselho fiscal e ainda, estabelece regras mais claras para o processo eleitoral.
O resultado deste trabalho conjunto já está disponível para consulta na área do sindicalizado. Lá também é possível acessar o Estatuto atual e comparar as mudanças.
O sindicato irá receber sugestões para atualização do nosso Estatuto até a data da próxima Assembleia Geral Extraordinária, prevista para dia 26 de agosto, quando as propostas serão debatidas e votadas por toda a categoria.
A importância de um estatuto
O estatuto é fundamental para um sindicato, pois é o documento que define a estrutura, a organização, os objetivos e as regras de funcionamento da entidade, como o número de integrantes, os órgãos de decisão, as competências de cada cargo, direitos e deveres dos sindicalizados e como se dá o processo eleitoral.
O estatuto é o alicerce que sustenta a operação do sindicato, garantindo que ele funcione de forma eficaz, justa e dentro da legalidade, enquanto promove a proteção e os interesses dos trabalhadores. Por este motivo, a gestão do Sindalemg optou por abrir o debate, com consultas, coleta de sugestões e a participação da categoria, em todas as fases dessa revisão estatutária, em vez de apenas apresentar uma proposta fechada na Assembleia Geral.
Nossa escolha é sempre pela transparência e participação coletiva da categoria.
Participe e contribua com a construção de um Sindalemg cada vez mais forte.
Sindalemg – ação que une e transforma